Marcio Camilo
6-26-20
Neste período de isolamento social da população por causa da pandemia do novo coronavírus, pré-candidatos às eleições municipais estão entrando ilegalmente em terras indígenas do Xingu e do povo Xavante, nas regiões nordeste e leste de Mato Grosso. As investidas dos políticos nas aldeias desrespeitam os protocolos de saúde de prevenção da Covid-19.
Lideranças indígenas temem pela disseminação do vírus nos territórios, mas também pelas intenções dos políticos. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, diz que 59 Xavantes foram contaminados pelo novo coronavírus e registrou uma morte, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25). Já a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) contabiliza seis mortes na etnia.
As campanhas políticas só começam a partir de 16 de agosto, segundo o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Reuniões, comícios e pedidos de votos só podem ocorrer a partir dessa data, portanto, estão proibidas.
Artigo Completo: https://amazoniareal.com.br/na-pandemia-politicos-fazem-pre-campanha-em-aldeias-indigenas-no-mato-grosso/