Carta do AKAVAJA – ASSOCIAÇÃO DOS KANAMARI VALE DO JAVARI (6-5-20)

Carta do AKAVAJA – ASSOCIAÇÃO DOS KANAMARI VALE DO JAVARI

AKAVAJA

6-5-20

Nós Caciques, Lideranças, Professores, Conselheiros Locais e comunidade TÜKÜNA (Kanamari) e MATSÉS (Mayuruna) do Médio Javari, através de seus representantes legais, da Associação dos Kanamari Vale do Javari (AKAVAJA) e a Associação Matsés do Alto Jaquirana (AMAJA), viemos EXIGIR a Vossas Excelências que sejam INVESTIGADAS A CHEGADA E A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS COVID-19 NAS ALDEIAS DA REGIÃO DO MÉDIO JAVARI NO INTERIOR DA TERRA INDÍGENA VALE DO JAVARI.

Na região do Médio Javari moram as famílias das aldeias do povo Tüküna/Kanamari: São Luiz (201 hab.), Caxias (10 hab.), Irari (53 hab.), Lago Tambaqui (92 hab.) e Santo Eusébio (15 hab.), do povo Matses/Mayuruna: Flores (146 hab), Fruta Pão (143 hab.), Lago Grande (200 hab.) e do povo Kulina: Pedro Lopes (98 hab.) e Campinas (77 hab.).

Além dessas comunidades, vive também nesta região um grupo de indígenas isolados que também está sob risco de ser contaminado. Mês de março, subiram os rios com destino ao Médio Rio Javari, um grupo de indígenas Tüküna da Aldeia São Luiz e Lago Grande, com o objetivo de se prevenir da contaminação pelo Vírus COVID-19.

Leia a carta completa: https://salsa-tipiti.org/wp-content/uploads/2020/06/Covid19_Vale-Javari_AKAVAJA.pdf